quinta-feira, agosto 28, 2008

New Chapter
Depois da "Battle of the sexes" como muito bem referiu a minha Amiga V., venho hoje aqui por outros motivos. Vi há pouco a entrevista do Nelson Évora no jornal da SIC e fiquei impressionada com a simpatia, a humildade, o profissionalismo, o bom carácter e bons valores deste jovem atleta português. Ele é, sem dúvida, um exemplo para as gerações mais novas, mas é também um exemplo para as restantes gerações.
A simpatia é algo que ou é inato nas pessoas ou não é, mas nunca deve ser forçado, porque soa sempre a falso. Eu prefiro um autêntico antipático do que um falso simpático...
A humildade constitui uma atitude perante a vida e perante os outros que muito pouca gente tem. E atenção que humildade não é antónimo de ambição ou de alcançar objectivos, pois o Nelson demonstrou muito bem que uma coisa não é incompatível com a outra. Aliás, na minha modesta opinião, uma pessoa quando tem consciência do seu verdadeiro valor não precisa de se exibir por causa disso. Ela própria reconhece-o e isso basta. Não precisa do reconhecimento de mais ninguém. Mas infelizmente, por esse mundo fora, o que não falta são pessoas que fazem questão do "eu sou, eu faço, eu aconteço"...
Em relação ao profissionalismo, será escusado tecer grandes comentários. As pessoas devem ser profissionais e ter brio naquilo que fazem, mesmo quando não têm a profissão que sempre almejaram. Eu tive empregos que nada tinham a ver com a minha formação e vocação, mas isso não serviu de "desculpa" para ser má profissional.
Quanto ao bom carácter e aos bons valores, uma coisa está intricada com a outra, ou seja, normalmente quando uma pessoa tem bom carácter tem bons valores e vice-versa. Os pais e a família têm um papel fundamental nesse aspecto, mas mais uma vez o facto de se ter uma família menos "favorável" não deve servir de desculpa para sermos mal educados e rudes. Nós não aprendemos só com a família, mas com todos os que nos rodeiam e ainda subsistem bons exemplos por aí, felizmente.
Parabéns, Nelson, pela medalha que ganhaste, mas, sobretudo, pela pessoa que és!

2 comentários:

J. Maldonado disse...

Por acaso vi essa entrevista e fiquei muito sensibilizado com a atitude do Nelson Évora.
Pessoalmente conidero-o mais humilde que a Vanessa Fernandes, pois, não sei porquê, tenho a vaga sensação de que ultimamente ela está a deixar-se levar pelo espírito de vedeta... Oxalá que eu esteja errado...
De facto o profissionalismo é uma questão de carácter, pois devemos ser sempre responsáveis em relação aos compromissos laborais que assumimos, quer gostemos deles quer não.
É tudo uma questão de consciência. ;)

Vanessa disse...

Também nã pude deixar de ver a entrevista de ontem ao novíssimo campeão nacional. É, de facto, muito simpático, auto-consciente do seu valor e reprenta uma indubitável lufada de ar fresco não só no campo do desporto(pela 1a vez outro desporto está na ordem do dia para além do futebol, e só por isso já valeria a pena) como também representa uma esperança para esta geração mais jovem que bem pode olhar para o Nélson e aprender muito: não só a nível profissional como também pessoal. está tudo "ali": (bom) carácter e profissionalismo.

Acerca de mim

A minha foto
Things that I love: friendship, kindness, devotion, learn new things, meet new people, a nice conversation, a good laugh, a cup of ginger tea, feel the sun in my face, contemplate the sea. Things that inspire me: people and their achievements*, quotes that bring light into my life*, music, poetry, new beginnings. *including mine