quinta-feira, abril 03, 2008

Há coisas neste mundo que me irritam e outras que me revoltam, mas quem lê habitualmente este blog já sabe que assim é!
Coisas que me revoltam:
Hoje ouvi na rádio que os processos de adopção vão passar a ter uma taxa de 576 euros. Ora, se já é difícil adoptar uma criança neste país por todos os motivos e mais alguns (é um processo longo, burocrático e quase irrealizável), os nossos fantásticos e inteligentes governantes, em vez de facilitarem a adopção, parecem querer pôr um fim definitivo à mesma.
Normalmente, não são as famílias ricas que adoptam crianças em Portugal. Por dois motivos: ou porque gastam rios de dinheiro em tratamentos de infertilidade ou porque é mais fashion ir a um país asiático ou a um país africano adoptar uma criança como a Madonna e a Angelina Jolie fizeram.
Eu espero que haja o bom senso de não ser cobrada esta taxa, até porque os governantes estão a ver as coisas de modo errado. Quanto mais crianças foram adoptadas, menos encargos terá o Estado.
Coisas que me irritam:
Definitivamente, os portugueses não sabem andar de transportes públicos! Será que é assim tão difícil? Tal como os taxistas tiveram de tirar um curso para exercer a sua actividade, talvez fosse boa ideia dar uns cursos de formação à população em geral no que diz respeito ao uso dos meios de transporte quer rodoviários, quer ferroviários, quer fluviais, que são os que conheço melhor.
Tópicos do curso:
1º - deve respeitar uma fila de pessoas, em vez de se armar em esperto e passar à frente dos outros ou “pôr-se em cima” deles (isto não se aplica só às filas para apanhar o autocarro, aplica-se também às filas do hipermercado, do café, do multibanco, da farmácia, etc, etc, etc); 2º - nas escadas rolantes, deve colocar-se à direita, deixando a esquerda livre para quem quiser passar; 3º - no metro, deve colocar-se na lateral das portas quando o comboio chega para deixar os outros passageiros sairem convenientemente e só depois entrar; 4º - no autocarro, assim que entrar dirija-se imediatamente para uma cadeira ou, caso não haja lugar ou prefira ficar de pé, dirija-se sempre para a parte de trás do autocarro e não fique a bloquear a entrada; 5º - no eléctrico, evite colocar-se nas zonas onde se validam os bilhetes ou nas zonas onde se carrega no stop; 6º - no barco, não se coloque em cima das pessoas que estão preparadas para sair (e se for crente, reze para que não haja uma tempestade ou o barco vá ao fundo); 7º - em qualquer um destes meios de transporte, deverá: tomar banho e pôr desodorizante antes de sair de casa; colocar a mão à frente da boca se tossir ou à frente do nariz se espirrar; abester-se de dirigir comentários impróprios aos outros passageiros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Neste momento a questão da taxa já está desactualizada, pois o governo recuou nesse projecto.
Quanto ao teu "curso", concordo com os tópicos, pois somos um povo com uma gritante falta de civismo nos transportes públicos.

fercris77 disse...

Vai a Roma...eu cheguei a ver um bando de freiras a empurrar as pessoas (mesmo as que tinham bebés) só para se conseguirem sentar todas no autocarro.

Acerca de mim

A minha foto
Things that I love: friendship, kindness, devotion, learn new things, meet new people, a nice conversation, a good laugh, a cup of ginger tea, feel the sun in my face, contemplate the sea. Things that inspire me: people and their achievements*, quotes that bring light into my life*, music, poetry, new beginnings. *including mine