quarta-feira, outubro 01, 2008

Oh Happy Day(s)
O ser humano é um animal de comemorações: comemoramos nascimentos, falecimentos e até ressurreições; comemoramos o dia da mãe, do pai, da criança, dos avós, dos namorados; comemoramos o fim do ano (se alguém estiver interessado nesta temática do fim de ano, ver o post “Feliz(?) Ano Novo de 01/01/07); comemoramos anos, dias, (horas?) de casamentos, comemoramos o Santo António, o S. Pedro e o S. João; comemoramos factos da nossa história (Restauração da Independência, Implantação da República, Revolução dos Cravos, etc), enfim, tudo serve de motivo para se comemorar e fazer festa (gosto, sobretudo, quando há fogo de artifício).
Hoje foi um dia particularmente pródigo em efemérides. Comemorou-se, num único dia, o Dia Mundial da Música, o Dia Internacional da Terceira Idade, o Dia Nacional da Água (ou da iágua ou da auga, como quiserem). Também se comemora hoje o Dia Mundial do Vegetarianismo, mas sobre isso não se ouviu dizer nada, o que me leva a concluir que há um conluio entre os órgãos de comunicação social e os produtores de carne…
Lamento que, mais uma vez, não se tenha feito uma divulgação significativa do vegetarianismo (há algumas iniciativas, promovidas por algumas entidades – www.semanavegetariana.com – nada mais). Acho que ainda há muitos mitos e receios infundados no que diz respeito, sobretudo, à alimentação vegetariana, que poderiam ser esclarecidos através, por exemplo, de programas televisivos em que o tema fosse abordado/debatido com seriedade. Normalmente, temos receio do que não conhecemos ou que conhecemos mal, por isso é que uma informação correcta, completa e fundamentada é tão importante para acabar com essa visão negativa.
Para terminar, deixo uma imagem para V/ reflexão.
PS: se essa reflexão vos suscitar comentários impróprios, abstenham-se de os fazer, porque este é um blog (in)decente.

3 comentários:

J. Maldonado disse...

"Também se comemora hoje o Dia Mundial do Vegetarianismo, mas sobre isso não se ouviu dizer nada, o que me leva a concluir que há um conluio entre os órgãos de comunicação social e os produtores de carne…"

É uma teoria da conspiração bastante esforçada, desculpa lá! :D
Por acaso ouvi falar desse evento.
De facto é lamentável os Media não o terem publicitado, pois permitiria despertar a curiosidade, e quiçá a consciência, de muita gente em relação a esse estilo de vida.
Pessoalmente ainda não ascendi a esse nível, como uma certa pessoa deste blog, pois falta-me a motivação, e provavelmente a "coragem política", para tal... :$ Quem sabe, um dia desses...
É um estilo de vida ascético que não está muito difundido no Ocidente, em parte devido ao laxismo prevalecente na sociedade actual, onde, em termos alimentares, predomina a chamada "junk food", esse triste reflexo do consumismo capitalista...

Anónimo disse...

Conhecendo-te, não te aconselho a veres este vídeo, mas podes mostrá-lo a quem queiras "converter". Certamente mais contundente do que o cartaz que mostras:

http://www.chooseveg.com/animal-cruelty.asp

fercris77 disse...

A tua questão principal é muito pertinente: mas alguém sabe o que é o vegetarianismo? O que é ser-se vegetariano? Há pessoas que dizem que isso nem é comer... Mais depressa as pessoas vão ao pilhão (que agora já vai estando mais à mostra) do que se importam com os vegetais.
Eu vou ao pilhão e gosto de vegetais.

Acerca de mim

A minha foto
Things that I love: friendship, kindness, devotion, learn new things, meet new people, a nice conversation, a good laugh, a cup of ginger tea, feel the sun in my face, contemplate the sea. Things that inspire me: people and their achievements*, quotes that bring light into my life*, music, poetry, new beginnings. *including mine